Notícias

Bancos devem normalizar pagamento a lojistas hoje

por Notícias às 10:16 de 24/11/2017 em Mercado de Cartões

Fonte: O ESTADO DE S.PAULO/SÃO PAULO | ECONOMIA & NEGÓCIOS

O setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, processa e liquida mais de 12 bilhões de transações, com volume previsto de mais de R$ 1,2 trilhão neste ano.

Depois de atrasos nos pagamentos a lojistas na semana passada em meio à implementação de uma nova regra do Banco Central, os grandes bancos de varejo esperam que a situação esteja completamente resolvida hoje.

O problema, sentido por milhares de clientes que aceitam cartões em seus estabelecimentos, foi ocasionado por questões operacionais com a mudança na forma como a liquidação dessas operações é feita, antes pelas próprias instituições financeiras e que passou a ser centralizada na Câmara Interbancária de Pagamentos, entidade sem fins lucrativos que presta serviços para o mercado financeiro.

As falhas na implementação do novo sistema, que estava em testes, provocou atrasos nos pagamentos a diversos lojistas, de pequenos a grandes grupos, de acordo com fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast.

Não há estatísticas do número de estabelecimentos que foram afetados, mas, segundo executivos do setor de cartões, o reflexo foi “pontual” pelo tamanho do mercado. O setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, processa e liquida mais de 12 bilhões de transações, com volume previsto de mais de R$ 1,2 trilhão neste ano.

“Foram encontrados problemas pontuais que têm sido tratados ao longo da semana. A maior parte já foi sanada. As equipes técnicas estão trabalhando sem interrupção para solucionar pontos residuais até o final desta semana”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota.