Notícias

BC confirma metodologia da nova Taxa de Longo Prazo

por Notícias às 09:30 de 29/09/2017 em Mercado de Cartões

Fonte: DCI-COMÉRCIO INDÚSTRIA & SERVIÇOS/SÃO PAULO

O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otávio Damaso, reafirmou ontem, por meio de newsletter, pontos da metodologia de cálculo da Taxa de Longo Prazo (TLP).

Pela metodologia estabelecida, a TLP será apurada mensalmente e composta pela variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e por uma taxa de juros prefixada. Conforme o BC, esta taxa prefixada será definida na data de contratação da operação de financiamento e valerá por todo o prazo em que os recursos permanecerem aplicados nessas operações.

Na newsletter, o Banco Central esclarece que vai estimar diariamente a estrutura a termo da taxa de juros das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), com base nas negociações de mercado desses títulos. Dessa estrutura, o BC vai retirar a informação diária sobre a taxa da NTN-B com vencimento cinco anos à frente.

Ao final de cada mês, tira-se a média dessas taxas diárias vigentes nos três meses anteriores, e essa é a taxa que o BC vai divulgar", explicou Dâmaso. / Estadão Conteúdo