Notícias

Bitcoin estreia no mercado futuro dos EUA

por Notícias às 10:17 de 11/12/2017 em Mercado de Cartões

Fonte: O GLOBO/RIO DE JANEIRO

-CHICAGOO bitcoin, moeda digital que existe à margem de bancos centrais, começa hoje a ser negociado no mercado futuro dos Estados Unidos, uma ira na aceitação da chamada criptomoeda como ativo financeiro — embora os críticos afirmem que ele não passa de uma bolha prestes a estourar; O lançamento do bitcoin no mercado americano acontece em meio a forte valorização da moeda, que saltou de USS 996 para US$ 15.600 este ano.

Os contratos futuros em bitcoins começaram a ser oferecidos na noite de ontem na Chicago Board Options Exchange (CBOE), uma das principais Bolsas de futuros e opções dos EUA, mas o primeiro dia de operações é hoje. Os contratos futuros que serão negociados na CBOE não envolverão bitcoins, mas, sim, a cotação da moeda digital na Gemini, uma corretora de bitcoins.

Futuro é um tipo de contrato comum no mercado de commodities no qual vendedor e comprador fecham um valor para a entrega de determinado item, em data futura.

Em 18 de dezembro, a maior plataforma mundial para esse tipo de contrato, a CME, também de Chicago, negociará futuros de bitcoins baseados no preço de várias corretoras.

Em 2018, o bitcoin deve chegar ao mercado futuro da Nasdaq.

— É uma legitimação do bitcoin como um ativo — declarou Daniel Masters, presidente da Global Aclvisor, que tem um fundo dedicado à criptomoeda.