Notícias

Google e Mastercard monitoram compras em segredo

por Notícias às 09:11 de 05/09/2018 em Mercado de Cartões

Fonte: FOLHA DE S.PAULO/SÃO PAULO

A maioria dos 2 bilhões de detentores de cartões MasterCard não está ciente desse monitoramento feito nos bastidores. É que as empresas nunca anunciaram publicamente o acordo.

O Google, que pertence à Alphabet, e a MasterCard estabeleceram uma parceria comercial durante cerca de quatro anos de negociações, de acordo com quatro pessoas a par da transação —três delas trabalharam diretamente nela.

A aliança deu ao Google um recurso sem precedentes para mensurar os gastos do varejo e competir com gigantes como a Amazon.

O acordo pode gerar grandes preocupações com a privacidade, diante da quantidade de dados dos consumidores que as empresas de tecnologia capturam silenciosamente.

“As pessoas não esperam que elas compram em uma loja física seja vinculado ao que elas compram pela internet” disse Christine Bannan, advogada do Epic (Electronic Privacy Information Center).

O Google pagou milhões de dólares à MasterCard pelos dados, de acordo com duas pessoas que trabalharam no acordo, e as empresas discutiram a possibilidade de compartilhar parte da receita obtida com publicidade, segundo uma fonte.

O Google, por meio de um porta-voz, disse que não existe nenhum acordo de divisão de receita com seus parceiros. Ele não quis comentar essa parceria, mas abordou a ferramenta de anúncios.

"Antes de lançarmos este produto beta no ano passado, criamos uma nova tecnologia de criptografia que impede que tanto o Google quanto nossos parceiros vejam as informações de identificação pessoal de nossos respectivos usuários”, informou o Google em um comunicado.