Notícias

Nubank anuncia cartão de débito e saques em caixas

por Notícias às 10:35 de 17/12/2018 em Mercado de Cartões

Fonte: FOLHA DA MANHÃ/PASSOS

A fintech brasileira Nubank deu mais um passo rumo a tornar-se um banco tradicional e anunciou que agora tem cartão de débito e saque em caixas eletrônicos. O serviço será disponibilizado inicialmente para 10 mil clientes da empresa e deve ser estendido a toda base de clientes da NuConta ainda no primeiro semestre de 2019. A bandeira do cartão, assim como no crédito, será a MasterCard.

Quinto maior o emissor de cartões de crédito do país, a Nubank espera agigantar sua base de clientes. Segundo David Véles, cofundador da companhia, a Nubank recusou 20 milhões de pedidos do cartão de crédito da empresa por dificuldades de comprovar renda desses clientes. Com o cartão de débito, a companhia espera poder atrair aqueles que não obtiveram aprovação de crédito. Atualmente, a NuConta, o serviço de “quase” conta corrente da empresa, tem 2,5 milhões de clientes e a startup não revela quantas dessas contas estão ativas ou não, embora afirme que o número de ativações seja alto.

Em relação aos saques, eles poderão ser feitos em qualquer máquina da Rede 24 Horas ao custo de RS 6,50 cada. De acordo com a companhia, esse valor corresponde ao que é cobrado da empresa pelo convênio da MasterCard que permitirá os saques da Nubank nos caixas eletrônicos. A startup diz que preferiu repassar o custo a criar uma taxa para os seus clientes.

“Nunca seremos super competitivos no mundo offline, do saque. Mas o dinheiro (físico) vai acabar", disse Cristiana Junqueira, cofundadora da empresa.

Com os anúncios, a companhia atendeu um antigo desejo de seus clientes. Os mais atentos já haviam notado que no cartão lançado pela fintech, em outubro último, havia funcionalidade “débito Nubank” embora não estivesse ativa. Os donos desses novos cartões serão os primeiros a receberem a funcionalidade. Eventualmente, todos passarão pela transição.

Simplicidade

A Nubank afirma que espera atrair “dezenas de milhões” de clientes com as novas funcionalidades. O foco da companhia serão clientes com “necessidades simples”, como cartão de débito e saque. Assim, ela espera tomar clientes de bancos tradicionais.

Apenas após a entrada de novos clientes, a companhia diz que testará recursos voltados a investimentos o que pode ocorrer já no ano que vem.

A Nubank já teve sete aportes desde que foi criada, em 2013, incluindo USS ISO milhões da gigante chinesa Tencent. A companhia passou a ser avaliada em USS 4 bilhões e se tornou a maior fintech da América Latina.