O Canal de denúncias destina-se ao recebimento de denúncias de práticas de irregularidades, nos termos da política de tratamento de dados pessoais no âmbito da watchlist de fraudes e irregularidades e Normativo 32 da Abecs , para enriquecimento da watchlist de fraudes e irregularidades (“Watchlist”).
A watchlist consiste em um banco de informações sobre práticas envolvendo fraudes ou irregularidades relacionadas a estabelecimentos comerciais e portadores de cartão, com o fim de apoiar o setor de pagamentos no combate a essas práticas.
Para garantir a pertinência das práticas denunciadas no escopo da watchlist, denúncias recebidas pelo canal de denúncias deverão passar por uma primeira filtragem de verificação e adequação, pela Abecs, para então, após confirmada sua pertinência (Obs.: constava “veracidade”, mas a filtragem prévia não decide pela veracidade da denúncia, mas apenas avalia sua pertinência a fim de ser levada ao Fórum), serem analisadas pelo fórum da Abecs.
Somente após essas duas etapas obrigatórias, as ocorrências denunciadas serão, a depender da decisão do fórum, inseridas no sistema para visualização na watchlist. (obs.: confirmar. As denúncias recebidas via canal de denúncias só são incluídas após a verificação do Fórum ou é incluída antes e a verificação do fórum apenas torna a denúncia pública?)
Para obter mais esclarecimentos sobre a watchlist, sugerimos a leitura da nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais no âmbito da Watchlist de Fraudes e Irregularidades [clique aqui], que descreve o tratamento de dados realizado pela Abecs no âmbito da ferramenta.