Desde a sua fundação, em 1971, a Abecs tem sido liderada por profissionais de destaque na indústria de cartões, que comandaram, em suas respectivas empresas e no âmbito da Associação, o desenvolvimento e a evolução dos meios eletrônicos de pagamento no Brasil.
Galeria dos presidentes
GIANCARLO GRECO
2023 - ATUAL
Atual presidente da Abecs, Giancarlo Greco possui vasta experiência em cargos de liderança de grandes empresas do setor financeiro e de pagamentos, com passagem pelo Citibank, Deutsche Bank, American Express e Accenture. Graduado em Economia pelo Mackenzie e com MBA pela Duke University, também soma quase duas décadas de carreira acadêmica como professor do Insper nos cursos de MBA.
ROGÉRIO PANCA
2022
Economista especializado em administração de empresas, Rogério Panca foi membro da diretoria da Abecs de 2015 até 2022, quando assumiu a presidência da Associação com mandato previsto até março de 2023. Com longa experiência no mercado financeiro e na indústria de meios de pagamento, foi responsável pela área de cartões e pagamentos digitais do Santander Brasil, atuou como diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil, foi presidente dos conselhos de administração da Elo Serviços e Alelo e participou dos conselhos de administração das empresas Cielo, Elo Participações, Cateno e do Banco Digio.
PEDRO COUTINHO
2019 - 2021
Pedro Coutinho assumiu a presidência da Abecs em 2019, sendo reeleito para o cargo em 2021. À época, foi presidente da Getnet, empresa de tecnologia do Grupo Santander. Anteriormente, foi vice-presidente executivo do Santander, onde respondia pelas áreas de negócios, rede comercial, governos e instituições. Também atuou como vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios do banco, responsável pela aquisição da Getnet. Formado em Administração Financeira, com pós-graduação em Marketing e em Administração Financeira, além de MBA em Marketing (IBMEC) e especialização em Marketing (Kellog University – USA). Foi conselheiro do Sebrae-SP e da Fundação Faculdade de Medicina da USP.
FERNANDO CHACON
2017 - 2018
Fernando Chacon, então CMO do Itaú Unibanco e CEO da Rede, presidiu a Abecs entre os anos de 2017 e 2018. É graduado em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com extensão universitária em Tecnologia e Administração. Construiu sua carreira atuando em áreas de tecnologia, comercial e administrativa financeira em segmentos distintos da economia, como serviços e varejo de alimentos.
MARCELO NORONHA
2013 - 2016
Atual presidente do Bradesco, Marcelo Noronha chegou à presidência da Abecs em 2013, com 30 anos de atuação no mercado financeiro, em distintos segmentos comerciais e de produtos, à época atuando como diretor-executivo do banco, onde respondia pelo negócio de cartões, dentre outras áreas. Também atuou titular do conselho de administração de várias empresas e membro da diretoria da Abecs desde 2007. Nascido no Recife (PE), Noronha é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e especializado em Finanças pelo Ibmec, tendo cursado também o AMP – Advanced Management Program, do IESE (Instituto de Estudios Empresariales da Universidade de Navarra em Barcelona).
CLAUDIO YAMAGUTI
2011 - 2012
Claudio Yamaguti tem mais de 40 anos de experiência na indústria bancária e de meios de pagamento na América Latina, tendo presidido a Abecs entre 2011 e 2012, quando respondia pelo cargo de CEO da Rede (antiga Redecard). Liderou a Red S.A. de C.V. no México, bem como a operação do Itaú Unibanco no Paraguai. Atualmente, é sócio fundador e CEO da Afinz.
PAULO ROGÉRIO CAFFARELLI
2009 - 2010
Presidente da Abecs entre os anos de 2009 e 2010, Caffarelli fez carreira no Banco do Brasil, onde trabalhou por mais de 30 anos, tendo ingressado na empresa em 1981 como menor aprendiz. Ocupou diversos cargos de liderança e chegou à presidência do banco em 2016. Dois anos depois, em 2018, deixou o BB para assumir como CEO da Cielo. Antes disso, atuou como secretário executivo do Ministério da Fazenda e também foi diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
ALDEMIR BENDINE
2008 - 2009
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde ingressou em 1978 como menor aprendiz, passou pela Diretoria de Cartões, Varejo e Novos Negócios, antes de ser vice-presidente e, depois, presidente em 2009. Mais tarde, em 2015, foi nomeado presidente da Petrobras.
LUIS FELIX CARDAMONE NETO
2006 - 2007
Atual CEO do Banco BMG, Felix Cardamone passou por diversas instituições do setor financeiro, tais quais: banco Fibra, Santander, banco Real, além de ter sido membro dos conselhos administrativos de Visa, Alelo e Cielo. Também foi CEO da ConectCar.
JAIR SCALCO
2004 - 2005
Jair Scalco iniciou a carreira em 1964 no Bradesco, onde atuou por cerca de 50 anos e acumulou vasta experiência em diversas áreas, notadamente no segmento de cartões. Também atuou como diretor e executivo da Bradesplan, vice-presidente da CPM, presidente da Bradesco Corretora e diretor do Bradesco Cartões, onde chegou a assumir a presidência da bandeira Elo, em 2011.
JOSÉ CANUTO DA CUNHA
2002 - 2005
À época em que assumiu a presidência da Abecs, José Canuto ocupava o cargo de diretor da área de cartões do Banco Real ABN AMRO.
WALDEMAR PETTY
1998 - 2001
Waldemar Petty foi executivo de diversas instituições do setor financeiro, como o banco Citibank, Banco Real e Visa, além de ser fundador da empresa Shopcards e atuar como consultor na área do varejo.
NILTON VOLPI
1992 - 1997
Com vasta atuação no setor financeiro, Nilton Volpi foi membro do conselho de administração da Caixa, bem como vice-presidente da American Express e do Citibank.
SADY DALMAS
1974 - 1991
Presidente da Abecs por mais de uma década, Sady Dalmas contribuiu de maneira importante para o desenvolvimento e o fortalecimento da Associação em seus primeiros anos de atividade, tendo atuado ativamente no diálogo do mercado de cartões com as diversas esferas do poder público e da sociedade. Formado em Direito, trabalhou na Credicard por 25 anos e chegou a ser subprocurador geral da Fazenda Nacional. Foi professor na PUC de São Paulo, onde ensinou por 40 anos.
REYNALDO FARAH SIMONY
1974
À época executivo da Credicard, liderou a divisão comercial da empresa, tendo papel fundamental para as discussões em torno da expansão do mercado de cartões no País.
MANOEL CABETE
1973
Manoel Cabete fez parte de um seleto grupo de executivos que, ao lado do fundador e então presidente do Bradesco, Amador Aguiar, ajudou a conduzir o desenvolvimento do banco, que acabou se tornando uma das mais importantes instituições financeiras privadas do Brasil. Em sua gestão à frente da Abecs foi proposta e aprovada a transferência da sede da entidade, da cidade do Rio de Janeiro para São Paulo, em 1973.
IVAN CAMARATE
1972
Militar da reserva, Ivan Camarate participou da fundação da Abecs, em 1971, representando o Cartão Nacional. Assumiu a presidência da entidade no ano seguinte, substituindo Mario Brancato Fioretti.
MARIO BRANCATO FIORETTI
1971
Na primeira assembleia geral de constituição da Abecs, Mario Fioretti, à época diretor do Carte Blanche, foi eleito pelos associados presentes o primeiro presidente da Abecs.
A Abecs nasceu no dia 15 de setembro de 1971, no Rio de Janeiro. Em sua Ata de Constituição, definiu como objetivos “congregar as empresas emissoras de cartão de serviços, representando-as, quando suas associadas, perante terceiros, no que diga respeito a interesses comuns”. Naquele tempo, a indústria de cartões no Brasil ainda era nascente, e a Associação tinha apenas sete empresas participantes – todas administradoras de cartão.