Sim. O crediário será mais uma opção no menu apresentado na tela da máquina do cartão, desde que a máquina esteja participando dessa modalidade de financiamento e os estabelecimentos aceitem esse tipo de transação.
Qual é o passo a passo do que aparece na tela da máquina?
Ao selecionar a opção “crediário” no menu da máquina de cartão, há um campo específico para digitar o valor da venda e, em seguida, outro campo para inserir a quantidade de parcelas desejada pelo consumidor. Após essa etapa, são apresentadas três opções de prazo (a escolhida pelo cliente e mais duas sugeridas pelo emissor do cartão), com os respectivos valores de parcela. É possível realizar uma nova simulação, com um prazo de parcelamento diferente do escolhido. O sistema também permite a impressão da simulação.
A informação é clara e precisa, nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor?
Sim. Escolhida a opção de prazo, antes de efetivar a contratação por meio da digitação da senha do cliente, a tela seguinte apresenta todas as informações financeiras relacionadas à operação: valor da compra, quantidade de parcelas, IOF, taxa de juros mensal, taxa de juros anual, custo efetivo total (CET) e o valor total (já considerados os encargos).
Fica claro quanto foi acrescido no valor final da compra? Consigo saber o valor à vista, a prazo e o valor de cada parcela?
Sim, conforme explicado na pergunta anterior.
Como funciona a validação do crediário? Depende de assinatura?
A simulação mostra as opções de parcelamento disponíveis ao consumidor, bem como, as informações obrigatórias referentes a cada opção de parcelamento, de forma a garantir a transparência necessária para que o consumidor possa fazer uma escolha consciente. Após a análise das opções da simulação, se o consumidor decidir contratar uma das opções, deverá digitar sua senha, formalizando a contratação do crediário.
O consumidor recebe o comprovante dessa transação?
Sim. Feita a validação por meio da digitação da senha e concluída a transação, o consumidor recebe o comprovante impresso, com o detalhamento da operação realizada.
Quais são as informações presentes no comprovante?
São impressos: nome, CNPJ e cidade do estabelecimento comercial que realizar a venda, valor da compra, quantidade de parcelas, IOF, valor das parcelas, encargo mensal, custo efetivo total (CET) anual, valor total (já considerados os encargos), bandeira e quatro últimos dígitos do cartão, data e horário da transação.